Envie aos seus amigos do Facebook
Home » » Dilma: acho 'ridículo' dizer que país corre risco de racionamento de energia

Dilma: acho 'ridículo' dizer que país corre risco de racionamento de energia

Written By Unknown on quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 | 07:41


Image and video hosting by TinyPic 

 Depois de seguidos apagões que atingiram vários Estados recentemente, a presidente Dilma Rousseff descartou nesta quinta-feira (27) que haja uma crise de energia no país. 

A declaração foi feita em encontro de fim de ano com jornalistas, no Palácio do Planalto. Segundo Dilma, as empresas de energia não investiram adequadamente na manutenção do sistema elétrico durante anos, mas, a partir de agora, o quesito será melhor fiscalizado. 

 De acordo com a presidente, o compromisso do governo é fazer com que as interrupções de energia sejam superadas. "Acho ridículo dizer que o Brasil corre risco de racionamento de energia", disse Dilma criticou a tentativa de colocar a culpa em fenômenos naturais, como raios. Segundo ela, se houve interrupção, houve falha humana. “No dia que falarem que [houve interrupção de energia porque] caiu um raio, vocês gargalhem." “Raio cai todo dia. Um raio não pode desligar o sistema. Se cai, é falha humana. 

Não é sério dizer que o sistema caiu por causa de um raio”, disse Dilma mostrando fotos de satélites mapeando a constante incidência de raios no território nacional nos últimos dias. “Tem que ser resistente ao raio, isolar e recuperar. Tem que ter bloqueio, estar blindado”. Dilma: falta de luz no aeroporto do Galeão foi falha humana Na avaliação da presidente, a interrupção do fornecimento de energia no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira (26), que provocou atrasos em 19 voos, foi falha humana. “No Galeão, foram duas coisas: falha humana, porque deveriam ter trocado o ar condicionado que estava velho, e sobrecarga, por causa da temperatura alta”, avaliou. 

Dilma disse que é preciso se antecipar e adequar os equipamentos para possíveis riscos. “Planejar é isso.” '2013 será um ano muito bom' Sobre a economia do país, Dilma declarou que "2013 será um ano muito bom, e que investir em infraestrutura tem que virar agora uma obsessão". A presidente disse ainda que o governo quer a inflação e as contas públicas sob controle e que fará tudo que for possível para que haja deficit nominal decrescente. Governo diz que vai bancar redução na conta de luz No início do mês, Dilma Rousseff disse que o "Tesouro do governo nacional" vai "bancar" a redução da conta de luz mesmo sem o apoio de todas as empresas elétricas ao plano. 

 O principal obstáculo ao plano do governo federal para baixar a conta de luz veio das estatais estaduais Cesp, Cemig e Copel, de São Paulo, Minas Gerais e Paraná --Estados administrados pelo PSDB, principal partido da oposição ao governo federal. 

As três optaram por não prorrogar os contratos de suas hidrelétricas nos moldes propostos pela União --com redução em torno de 70% da tarifa--, o que dificulta a meta de reduzir a conta de luz em 20% em média (considerando todas as empresas e os domicílios).
Share this article :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Support : Acesse nossa Página no Facebook | Curta nossa Página no Facebook
Produto Desenvolvido por Classificados Obidense
Copyright © 2012. Classificados Obidense - All Rights Reserved