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Atenção para evitar dores de cabeça com as compras |
Natal é época de dar presentes e na hora das compras, o consumidor deve ficar atento para alguns detalhes que evitam problemas.
A projeção dos especialistas é otimista: o Natal de 2012 terá um aumento de 5% a 10% sobre o volume das vendas em comparação ao mesmo período de 2011.
Apesar de ser uma notícia ótima para o comércio também serve de alerta aos consumidores para realizarem suas compras com racionalidade para evitarem prejuízos e dores de cabeça.
Compras de presentes em lojas virtuais ou televendas
1.Só compre de sites seguros, confiáveis. Mesm que já realize compras usuais por um determinado site, consulte sempre o histórico recente de reclamações da empresa para saber se ela continua com boa credibilidade;
2.
Caso não conheça o site em que está comprando e tenha receio sobre a
segurança das suas informações cadastrais, evite fornecer dados de
cartões de crédito ou conta corrente e opte pela opção de pagamento por
boleto bancário, atentado-se para o prazo de liberação da venda que
envolve o pagamento por boleto;
3.
Olhe cuidadosamente a especificação do produto para evitar erro na
compra e trocas. Produtos elétricos, por exemplo, precisam ter voltagem
compatível com a da região onde será utilizado;
4.
Desconfie de sites ou e-mails(spams) que apresentam ofertas
mirabolantes e sobre os quais não encontra informações sobre sua
credibilidade. Há muitos golpes por aí;
5.
Nas compras por telefone, não tenha pressa durante o contato. Ao final
da compra, peça sempre para o vendedor repetir a descrião do produto
que comprou, a quantidade, as condições de pagamento e o prazo de
entrega quantas vezes julgar necessário para ter certeza de que tudo
eteja correto.
6.
Não realiza compras por telefone se a qualidade da ligação estiver
ruim, com muito ruído ou com volume baixo para audição. Entre em
contato novamente com a empresa ou peça para o vendedor ligar para você.
É fundamental que tudo seja perfeitamente compreendido;
7.
Não compre em site que não fornece um número de central de atendimento
ou um canal de contato para tratar eventuais problemas. Sempre que
possível, faça um teste antes para avaliar a qualidade desse serviço de
atendimento. Se no teste você demorar para ser ataendido ou for´mal
atendido, é bom avaliar outras opções;
8.
Sempre que realizar uma compra e o produto não for o que esperava, não
deixe de registrar a sua opinião do produto no site onde fez a compra.
Igualmente, se a empresa não cumpriu o acordado, registre a sua
reclamação junto ao Procon ou sites específicos. Isso é fundamental
para que outros consumidores possam ficar em alerta!
Compra de presentes em promoção ou liquidação
Todo
mundo gosta de um bom produto por um bom preço, mas o consumidor deve
observar no ato da compra se haverá reposição de estoque para a
necessidade de uma eventual troca. Muitas vezes o que está em promoção
não será reposto e, se houver necessidade de troca, haverá uma
frustração. E essa situação é muito desagradável quando se trata do
presente de outra pessoa e que nem imagina que não receberá outro
igual.
Compra de presentes que serão entregues posteriormente
Se
você vai viajar ou precisa estar com o presente em mãos em uma data
específica, procure comprá-lo com uma margem de 05 dias úteis pelo menos
para a sua entrega. Por exemplo, se precisa do presente no dia 15 de
dezembro, faça uma compra que garanta a sua entrega para o dia 10.
Estamos em um período em que, infelizmente, há maior risco de atraso nas
entregas e, se isso acontecer, terá alguns dias para resolver a
situação sem alterar a sua programação inicial.
Compra de presente feita em cima da hora
É
sabido que deixar para comprar o presente de ultima hora pode fazer com
que as opções disponíveis não sejam suficientes para uma boa decisão de
compra. Muitos dos produtos disponíveis já não apresentam toda a sua
linha, alguns viram ponta de estoque e podem trazer problemas para a
troca e o consumidor, por não ter se planejado corretamente, pode
comprar de modo precipitado, já que ninguém quer passar o Natal sem
presentear amigos e familiares.
É
preciso lembra que decisão apressada aumenta o risco de insatisfação
posterior. Nem todos tem o hábito de fazer a chamada listinha de
presentes e de checar, com antecedência, se não está esquecendo ninguém.
Sempre se esquece de alguém, mas se todos tivessem essa prática da
listinha, o resultado final das compras seria mais satisfatório. Sem
contar que a antecedência traz uma melhor condição de pesquisa de
preços, que nessa época do ano sempre apresenta variações significativas
entre lojas.
Compra de presente em local distante
Quando
a compra é certa, e não existe nenhum risco de troca ou de
arrependimento de qualquer maneira, não há problema em se realizar
compras em qualquer lugar que seja. Mas imagine se o presenteado ou
mesmo quem comprou o presente tiver que fazer uma troca em uma loja um
tanto distante dos locais que costuma circular.
Por
mais que se tentem contatos por telefone, o processo de troca, quando
não se trata de um produto divergente ou defeituoso, é uma cortesia da
loja, mas não há como abusar em imaginar que a loja irá fazer a retirada
ou mesmo proceder à troca de produtos pelos correios com naturalidade.
Isso até pode acontecer, mas é melhor não contar com esta alternativa.
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